Adoro fazer pães. Não posso ver uma receita, que quero logo sair comprando os ingredientes.
Mas apesar de ser basicamente farinha e leite, tem coisas que preciso providenciar para garantir um resultado melhor.
Balança de cozinha é uma delas, descobrir um fermento bom ou ter a manha de fazer um é outra… Ter uma batedeira aqui na Cabana (eu ainda estou na fase imatura da cozinheira moderna que acha que dá conta de cozinhar como a bisavó fazia 100 anos atrás), por exemplo são alguns itens imprescindíveis.
Mas daí que mesmo feiosos, mas sempre saborosos, meus pães saem. E todo mundo come =)
E um dia antes do feriado vi esta receita no Instagram do Tecknicolor Kitchen e salivei. Precisava fazer.
E de cara sabia que não iria encontrar um ingrediente, o açúcar cristal. Talvez no Pão de Açúcar daqui de Campos, mas com a cidade lotadíssima (levei mais de três horas de viagem FORA do horário de pico), não quis arriscar ficar parada no trânsito e fui ao Roma, que é o último comércio antes de pegar a estradinha. E, como já esperava, lá não tinha mesmo o açúcar cristal.
A situação era tão surreal dentro do supermercadinho, que eu poderia degustar cervejas de pinhão e avelã (ruins, não merecem mais detalhes) e queijo tipo brie feitos na região, mas não conseguia achar nem o açúcar refinado padrão… De repente, vi um pacote do bom e velho União na mão de uma menina de uns 10 anos e perguntei: onde você conseguiu isso? Ela toda desanimada respondeu: foi meu pai que pegou, mas está furado e não acho onde estão os outros para trocar. Pelo menos ali estava a prova que eu não estava nem doida nem bêbada com as cervejas com essência de pinhão e avelã, simplesmente a área de açúcar estava escondida ou não existia mesmo.
Pensando bem, pra alguma coisa essa malfadada procura serviu. Nessa expedição rumo ao mundo maravilhoso do açúcar, descobri que agora existem para vender Pringles tortilla, mais de uma dezena de tipos de adoçantes culinários e leite integral Coop de garrafa (comprei de tão linda que é).
Mas voltando ao pãozinho…
A receita original está aqui: http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2015/06/paezinhos-de-leite.html
330ml de leite integral
65g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
3 colheres (sopa) de açúcar cristal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 ovos
650g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
Para pincelar os pãezinhos:
1 gema
1 colher (chá) de leite integral