Batatas. Adoro. Me são mais necessárias que chocolate naqueles dias. Gosto delas assadas, cozidas, fritas… E, tempo atrás, comi umas dessas bolinhas com catupiry e ervas no Gato Gordo que eram boas de passar mal. Depois comi das grandes com gorgonzola que eram tão incríveis quanto. Entre uma busca de receita aqui e outra ali, juntei todas as informações e fiz minha versão dessas batatinhas assadas, que podem servir de entrada ou acompanhamento para carnes. No meu caso, é prato principal mesmo.
1 saco de batatas bolinha, bem lavadas e cortadas ao meio
Numa tigela misture as batatas, ervas (manjericão, tomilho, alecrim. orégano não), sal grosso e bastante azeite.
Leve ao forno médio, tampada com papel alumínio.
Quando estiverem cozidas (quando o garfo entrar e sair facilmente), tire o papel, misture e deixe mais um tempinho no forno para dourar.
Para servir:
Modo 1: apenas assim, no meu caso com alecrim e manjericão, para acompanhar uma carne recheada cozida.
Modo 2: com requeijão e muitas lascas grossas de parmesão. Nesse caso, leve ao forno para gratinar mais um pouco.
Dica:
1 saco de batatas bolinhas servem muito bem até umas cinco pessoas. Fazer vários modos na mesma refeição pode ser bem divertido. A base é sempre a mesma. Daí cada um pode escolher seu próprio tempero e guloseima para as batatas. Sugiro pimenta, mostarda, queijos fortes, cogumelos refogados, cebola ou o que sua invenção mandar!
Por que eu insisto em ler seu blog perto da hora do almoço? Além de aumentar minha fome, incrementa deveras minha decepção ao encarar o velho quilo perto do trabalho. Ai, ai…
CurtirCurtir
ahhhh, Gi, essa batata é tão, tão boa!!!!!!
CurtirCurtir
Este comentário foi removido pelo autor.
CurtirCurtir
Olha, hoje eu fiz a sua versão de batatas, ficaram incríveis!
CurtirCurtir